29 Mar
29Mar

“Desculpe, o trânsito me atrasou”. Companhia é questão de presença. Você estando junto é um presente. Não estando, é uma presença sincera e agradável. Amizade boa é assim: estando do lado ou não, é sempre presença. Tem amigos que não conseguem ser presentes. E tem aqueles que fazem da ausência, presença.

Ter uma parceria para caminhar, correr, sentar num bar e “tomar uma”, conversar, lanchar, beber uma Coca-Cola gelada com limão, é sempre um consolo. É reconfortante saber que sempre teremos esse alguém. Longe ou perto. Fisicamente ou não. É presença. E presença que nos entende, nos sente, ouve, não responde, mas compreende.

Amizade é mais que estar presente. Na verdade, estar presente e ser presente são coisas bem distantes de sentido. Enquanto um participa, o outro simplesmente se vive e é. É ser presente não estando presente. Eu tenho pessoas assim que, estando do outro lado do hemisfério são presença. Sabe por quê? Porque simplesmente são o que são, vivem um dia após o outro. É cheio de defeitos e não os esconde. Briga e se ofende como eu. Tem coração de carne e não de pedra. É humano.

Tenho presenças profundas, outras brincalhonas, algumas são rasas, outras são de outro Planeta, mas sempre presença. Tenho aquelas que nunca estiveram presentes: mas são presenças só pelo simples fato de habitar a mesma terra que eu. Tenho presenças internacionais, assim como ali do outro lado da rua. Presença.

Companhia é questão de ser presença. Não de estar. De ser. Ser presença é virtuoso. Assim como é virtuoso ser amigo. Vivemos tempos de Rede em que o conceito de amizade parece ter se perdido, banalizado até. Certo dia um conhecido meu se assustou quando eu disse a ele que nós não éramos amigos. Não é pelo simples fato de nos conhecer que isso faz-nos ser amigos um do outro. A amizade é muito mais profunda que o conhecer. Se existe o amor à primeira vista, a amizade não se dá a esse luxo. Amizade envolve o ser, viver e sentir junto com o outro. Amizade envolver ser essa presença real e forte na vida de alguém. Quando eu li uma obra de Aristóteles, um filósofo antigo, ele classificou a amizade em algo tão poderoso que ele afirmou que a amizade é muito mais que amor. Para ele, amor é um sentimento. Enquanto que a amizade é uma virtude humana.

Portanto, tenha presenças que possam sentar com você no banco da praça de vez em quando simplesmente para jogar conversa fora. Cultive também essas presenças do outro lado. Que sejam presenças, companhias, presentes mesmo não estando presente. Com isso, veremos que a amizade vai muito além do sair juntos, beber juntos, viajar juntos, experimentar juntos. A amizade não se confirma numa marcação de stories do instagram. Pois ali, a coisa dura 24 horas apenas. Não existe amizade assim. Nem tudo o que vai pro stories vira feed. E na time line as coisas podem se tornar bem mais triviais que o que estamos acostumados. O valor da amizade não é medido pela quantidade de likes. A ponto de deletar certos posts só porque não houve a repercussão que esperava. Tudo isso pode não passar simplesmente de momentos alegres que durem um curto período de tempo com pessoas que você nunca soube o nome, onde moram, quem são as famílias deles, quantos anos têm, no que trabalham, o que sofrem...

  



Por Dione Afonso, jornalismo PUC-Minas

Foto: Pessoas âncoras. Foto de Tú Anh via Pixabay.

17/09/2020

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.