“O último vestígio de vapor se dispersou no ar de outono. O trem fez uma curva, a mão erguida de Harry ainda acenava adeus.
-- Ele ficará bem - murmurou Gina.
Ao olhá-la, Harry baixou a mão distraidamente e tocou a cicatriz em forma de raio em sua testa.
-- Sei que sim.
A cicatriz não incomodara Harry nos últimos dezenove anos. Tudo estava bem” [JKR. 2007, 551].
Era pra ser “cicatriz” a última palavra, – confessou Rowling. Eu pensei em cicatriz para que tudo terminasse, porém, todos queriam que terminasse bem. Hermione, Rony e Harry queriam, precisavam que tudo estivesse bem, então, “tudo estava bem”...
Talvez cicatriz não comunicasse o término. Cicatriz pode ser o começo. Inauguramos aqui um novo começo. Tudo começou nessa “Plataforma 9 3/4”, cicatriz precisava continuar. Tudo nasce dessas palavras inspiradoras daquela que mais influenciou a literatura neste século no mundo todo. A saga Harry Potter com todo o seu universo de magia encantou muita gente de todas as faixas etárias espalhadas pelo mundo. Não obstante, além de seu mundo de magias e de imaginação, a saga possui fortes ensinamentos de valores como a Amizade, o Amor, a Coragem... Acreditamos que o verdadeiro bruxo vive dentro de nós, em cada coração, em cada “potterhead”, em cada um que sonha um mundo mais justo, fraterno e digno.
Petrificus TotalusNOSSO FOCO é o Jornalismo Narrativo e o Jornalismo Sobre Pessoas. Ferramentas que nos possibilitam narrar histórias com profundidade e amor. Encher o mundo de literatura e de esperança.
Rowling diz que “um amor por nós deixa uma marca própria. Não é uma cicatriz, não é um sinal visível... um amor como esse confere uma proteção eterna. Entranhada em nossa pele. Para quem não ama, torna-se uma agonia fatal tocar uma pessoa marcada por algo tão bom” (p. 201). No final de tudo é isso que Harry Potter nos ensina: a virtude do amor. O amor é a mais poderosa força que pode mudar nossas atitudes e o mundo. Estamos carentes de amor. E ele é o único capaz de vencer o mal...
Expecto PatronumNOSSA MISSÃO é narrar histórias de vida que vão além dos dados que o jornalismo tradicional se pauta. Ir além do lead e revelar que vidas estão ali.
Se o mundo está carente de amor, nosso objetivo é narrar histórias encharcadas de experiências de vida emaranhadas de amor. É real. É a nossa história. É o que vivemos e é o que nossa gente espera encontrar quando buscam sentido de vida. Assim, “como a fênix, que pegam fogo quando chega a hora de morrer e renascem das cinzas...” (JKR., 2001, p. 140), ressurge cicatriz. Um perfil de narrativas jornalísticas inspiradas na literatura dos livros e na literatura das vidas do dia a dia. Essa é a nossa mais poderosa magia.
Protego TotalumNOSSOS VALORES aqui no Jornalismo "Cicatriz" é a ÉTICA e a VERDADE. Valorizamos o AMOR e a AMIZADE, tão essenciais para a humanidade.
Bem-vindos ao cicatriz!
Por Dione AfonsoJornalismo PUC-Minas