20 Mar
20Mar

Importunação: você sabe o que significa? O ator de importunar é o mesmo que aquele na qual, por uma insistência desmedida, por uma ação insistente sem limites, você consegue tudo o que quer. Importunar quer dizer, “custe o que custar, isso ainda vai ser meu”. É curioso como as nossas décadas e fases da vida são marcadas por algumas expressões que fazem sucesso na boca do povo. Mais um esclarecimento: quando algo faz sucesso não significa que é algo necessariamente bom. Quantos, por aí, são notícias, fazem sucesso, conquistam a fama por algo maldoso, ruim e perverso? Pelo o que parece, a medida de nossa bondade é calculada por aquilo que nos fez conhecidos, não é mesmo? 

Quais são os atos que te reconhecem? O que o público vê, assiste, usa, compra, consome e que se remete a você, ao seu nome, à sua fama, às suas conquistas? Seremos eternizados em função dos atos que realizamos. Seremos reconhecidos pelos gestos concretos de nossas vidas, mesmo que eles sejam carimbados em folhas de papel ou em livros teóricos. As letras são engrenagens para as ações. Portanto, importunar é uma ação concreta da pessoa em conquistar por vias não gentis e nada éticas algo que não é seu, mas que deseja dominar. Agora, nesta década, estamos sob o guarda-chuva da expressão “importunação sexual”, que, acredito, não carece de muitas explicações, certo? 

Esse tipo de importunação confere a quem o pratica o ato de tornar o outro submisso aos seus desejos; impotente às suas forças; incapaz ao seu status e, o pior, vulnerável às suas ameaças. Importunar alguém é crime, é um ato de violação à vida de outra pessoa. E quando há importunação movidos com intenções sexuais, é porque você já extrapolou todos os limites da ética, da moral e da fraternidade. Quem importuna não é capaz de enxergar o outro como um igual, como uma pessoa, mas vê o outro como oportunidade de opressão, de domínio e de controle. 

Quando assistimos a um reality show no qual, participantes são eliminados do programa porque exerceram o ato de importunação, os telespectadores, a maioria deles, provavelmente devem ter se questionado o que é isso; ou procurado saber que crime foi esse. Qual foi o crime? O crime foi ter diminuído a outra pessoa. O ato criminoso é violar o espaço da outra pessoa, colocando-a numa posição de desconforto, insegurança e violando a liberdade de escolha dela. Há quem não enxergue aqui um crime grave; mas, também, há aqueles que todos os dias importunam os outros, diminuem os outros, violam o espaço e o direito dos outros, não é só com intenções sexuais não, a importunação pode ocorrer num mínimo espaço de fala. Até mesmo nas escolas, quando alunos e professores exercem suas funções baseadas em importunações. Em nossas casas; maridos e esposas educam seus filhos recorrendo a importunações. Relações conjugais, marido e mulher, sobrevivendo importunando uns aos outros... 

Isso beira às chantagens, tanto físicas quanto emocionais. E chantagear, pode até não ser tratado como crime legal, mas é um crime social. Chantagear alguém é recorrer ao extremo da importunação e transformar o outro como seu objeto de prazer e seu troféu exibicionista. Porque é seu!





Por Dione Afonso | Jornalista

20.março.2023

Foto: Tumisu via Pixabay.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.