29 Mar
29Mar


Tic. "Nós temos todo o tempo do mundo!" Tac., ouvi isso recentemente de um grupo de colegas universitários frente à uma grande tarefa: tic, o tão temido - prazeroso para alguns, estorvo para outros - tac, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tic. Temos todo o tempo do mundo. Tac. Tempo para viajar, tempo para escrever, tempo para avaliar, tic, tempo para sair com os colegas e beber. Tac. Tempo para dormir - na maioria dos dias não temos tido esse tempo, tic - e tempo para refletir. Tac. Tempo para estudar - esse tempo tem sido sufocante - tic, e tempo para trabalhar - esse então, é o essencial. Tac. Tempo para brincar, tempo para ler, tempo para jogar, tic, praticar, lançar a bola na rede, tempo para gritar, vibrar, tac, comemorar, jogar cartas desafiando a capacidade de pensar. Tic.

Tac. Curioso é esse tempo que em vinte e quatro horas conseguimos equilibrar tão perfeitamente tudo o que gostamos de exercer num só dia, não é mesmo? Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Conseguimos, com excelência, separar as tão merecidas oito horas de sono, tic, mais as cinco de faculdade, tac, mais as seis de trabalho. Tic. Isso sem contar as horas que precisamos para o trânsito: tac, o trajeto entre a casa e a faculdade; tic-tac, entre a faculdade e o trabalho. Tic. Sim! Tac. Temos todo o tempo do mundo. Tic. Temos até tempo de abrir um livro novo pra ler e de ligar a TV. Tac. Não é mesmo? Nós Temos todo o tempo do mundo!

E vivemos reclamando de falta de tempo. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Falta-me tempo para exercitar, praticar uma atividade física. Tic-tac. Falta-me tempo para limpar a casa e passar a roupa que se acumula no canto da cama. Tic-tac. Falta-me tempo de sentar em casa e ouvir os papos e os progressos da família, dos irmãos... os feitos e as novidades de cada um. Tic-tac. Quanto tempo tem que eu não consigo separar umas horinhas para beber uma cervejinha com meu amigo? Tic-tac. Quanto tempo tem que eu vivo prometendo aquela visita que nunca consigo realizar? Tic-tac. Quanto tempo tem que eu não paro, desvio um pouco o meu trajeto e tento visitar lugares novos? Tic-tac. Quanto tempo tem que eu não dedico algumas horas fazendo o que gosto ao invés de cumprir aquelas responsabilidades que me engolem no dia a dia. Tic-tac. Até quando teremos todo o tempo do mundo? Tic-tac.

Reclamo quando o ônibus atrasa ou o metrô reivindica uma greve. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac.  Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Reclamo quando o professor falta e não avisa e eu estou perdendo meu tempo. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Reclamo quando o celular desperta cedo demais e tenho que levantar, senão perco a hora. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Reclamo quando o dia termina e eu não consegui fazer tudo o que queria. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Reclamo quando um amigo me chama pra sair e tudo o que eu queria era virar pro canto em meu sofá e descansar depois de uma semana desgastante e cansativa. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Reclamo que me falta tempo. Mas, alguns afirmam termos todo o tempo do mundo! 

Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. Tic-tac, tic-tac, tic-tac. 

Se o tempo é gasto, tic, ou é investido, tac; se é aproveitado ou perdido, tic-tac, não se trata de ter todo o tempo do mundo, tic, mas, trata-se de ter o mundo no nosso tempo. Tac. Antecipar eventos, sentimentos, comportamentos, situações, trabalhos, ações coloca o tempo contra nós. Tic. Viramos reféns daquilo que nós mesmos construímos sem calcular o tempo devido a cada momento, a cada pessoa, a cada situação. Tac. E o tempo é como o nosso coração, tente viver sem ele ou tente pará-lo por um segundo... Tic... e não teremos mais o que viver...




Por Dione Afonso  |  PUC Minas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.