20 Jul
20Jul


Não sei muito o que dizer no dia que se declaram amizades, chamam-se de amigos aqueles que nem sequer abraçamos. Ligamos. Escrevemos. Lembramos. Rezamos. Hoje as Redes Sociais estão repletas de falta de criatividade. Não julgo quem quer parabenizar seus amigos, mas não se esforçar o mínimo para ser sincero e original.... "amigos-clichês" tem aos montes por aí... e se há amizade verdadeira, a mensagem brota do coração, e não de cópias que todos os anos eu recebo no meu celular.

Não sei muito o que pensar de um grupo virtual social autodeclarados de amigos aos 500, mil, milhões... Nos quais não conhecemos suas origens, preceitos, cultura, costumes, amores. Que roupa gosta de vestir, se curte leitura, que cor gosta... mas é amigo, seguidor, inscrito que curte e compartilha quase tudo o que você publica.

Não sei muito o que escrever para quem vive perto, divide parede na vizinhança barulhenta da cidade grande ou compartilha o terreiro de terra no interior dos estados. Até sabemos o nome, ou quase isso, já que o apelidamos (carinhosa ou sarcasticamente) de uma forma muito natural. 

E talvez o conceito mais seguro a uma amizade seja esse: o da naturalidade. Sim. Aquela relação que surge sem sabermos como, esquecemos o dia e não nos importamos em contar quantos anos tem que "somos amigos". Nada de clichês!

As vezes, lembramos das datas, mas nos esquecemos das conversas, dos sorrisos, das lágrimas... e aos poucos, esquecemos de mandar um bom dia, mesmo diante de uma facilidade gigantesca de comunicação. Mas, preferimos cobrar a dar o primeiro passo. Preferimos não mandar bom dia porque o outro não se lembrou. O que é pior: se esquecer ou lembrar e não dizer?

Dizem que hoje se comemora o Dia do Amigo. Dia da Amizade. E eu aqui, em minha inocência, achei que meu amigo (ou meus amigos, se existir mais de um) poderia ser amigo todos os dias, em toda hora, mesmo quando ele não quer ou não está afim ou, simplesmente não está no seu melhor dia. Mas, se essa amizade for natural, é nesse dia que o ser amigo é mais forte e mais presente. Porque não o somos pelo prazer, mas somos pelo viver. Porque sentimos falta quando não nos vemos, quando não nos falamos... E damos o primeiro passo.

O mundo social é o mundo das cobranças, das finanças, das atividades, oportunidades. Que ao celebrar a amizade, possamos construir um mundo em que as relações sejam da naturalidade, da amizade sincera, da não cobrança, do amor gratuito, das risadas descompromissadas.

Pode continuar existindo os amigos seguidores de seu Instagram ou os amigos inscritos de seu canal do YouTube. Mas nunca se esqueça de seu amigo de nome e sobrenome: este sempre estará pronto a dar o primeiro passo quando você não o der.

Quero aquela amizade descompromissada, natural, que não pede pra entrar, pra incluir, pra ficar. Eu não tenho esse poder sobre sua vida. Amigo é aquele que quando entra, entra sem precisar e permanece sem pedir. Tenho muitos poucos assim. E tenho aos montes aqueles que sabem meu nome e sobrenome, mas nem sequer, ousaram escrever corretamente. Também os quero bem, mas dar a eles o título de amigos é um outro grande passo que é preciso dar... não por mim, e nem por eles, pela naturaldiade do tempo.




Por Dione Afonso  |  PUC Minas

20.jul.2022

Foto: Reprodução / Modo de Olhar via Pexels 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.