Do mais simples e talentoso analfabeto ao mais criativo e estudado arquiteto.
Pedreiro é pedreiro.
De tijolo em tijolo ou a cada colherada de massa de reboco.
A cada batida de enxadão para fazer o alicerce,
a cada pá de areia para fazer o concreto,
a cada carrinho de brita gritando aos berros (nheco-nheco)
Pedreiro é pedreiro.
Mesmo sem nenhum estudo, pedreiro é um grande calculista.
Da largura ao comprimento, da quantidade de tijolos, areia e cimento.
Do nível ao prumo, da parte hidráulica à parte elétrica, do grande prédio à casa pequena e discreta, ambos passam por cálculos: seja do estudado arquiteto ao simples senhor pedreiro semi-analfabeto.
Pedreiro é pedreiro.
Da marmita de almoço no meio dia, do café na garrafa térmica, ambos carregados em uma mochila escolar infantil que foi aposentada da escolinha e promovida a item de luxo na obra.
Dos cafés requintados em luxuosos escritórios, com computadores e programas arquitetônicos de última geração, aos projetos de obras grandiosos que valem milhões, contrastando com o diarista de mochilinha do homem aranha ou da Barbie.
Pedreiro é pedreiro.
Das mãos ressecadas e rachadas que seguram firmemente a colher de massa, das mãos refinadas digitando medidas em planilhas avançadas, das ideias de um idealizador que torna possível o sonho do puxadinho no pequeno bairro, das invenções elaboradas pelo arquiteto que torna possível o condomínio de luxo na parte granfina da cidade.
Pedreiro é pedreiro.
Pedreiro é pedreiro: meia colher, renomado e reconhecido, recomendado e quebra galho, aprendiz e professor, arquiteto e engenheiro.
Pedreiro é pedreiro, seja por teoria ou prática.
"Um pedreiro analfabeto é capaz de construir uma casa, a grande maioria dos arquitetos podem desenhar as mais complexas plantas mas não são capazes de colocar uma viga em pé."
Àquele que constrói o nosso teto, o nosso mais sincero obrigado.
É bom ter um dia para lembrarmos daqueles que com a colher ou com a caneta, fazem pedra, areia e cimento se transformarem em sonhos, mesmo que estes lhes custem preocupações e muito suor derramado.
Nossos parabéns à todos os pedreiros, vocês têm a nossa admiração e nosso respeito.
Por Mínison Domingos | Matipó-MG
13 de dezembro de 2021 ®Todos os direitos reservados ao autor e ao Blog Cicatriz©. Nenhuma cópia está autorizada sem consentimento de ambas as partes.
Foto: Imagem de RekSik004 por Pixabay.