O ar no campo tem cheiro bom, cheiro de liberdade, cheiro de flor, cheiro de terra molhada.
O ar na cidade tem poluição, tem cheiro forte de fumaça ou de tóxicos lançados ao vento.
No campo eu vejo as plantas, as pastagens, a água no lago ou no riacho, eu vejo os pássaros e outros animais, eu convivo com eles, eu os vejo livres no seu ambiente.
Na cidade eu vejo concreto, vejo a correria do comércio, vejo seres humanos com pressa, mal conheço os vizinhos da rua.
No campo a vaca me dá o leite, no quintal colho banana, mamão e sempre tem as frutas de época; jaboticaba, abacate, goiaba, manga, mexirica, laranja, ingá.
Na cidade vou na feira, tenho de ir cedinho se não só me resta frutas amassadas, geralmente se tiver dinheiro compro de tudo, se não tiver dinheiro fico na vontade.
No campo a música vem do rádio, o locutor me dá um bom dia, conversa comigo, os passarinhos canta aos meus ouvidos, e sempre deixo as janelas e portas abertas e amo ficar no quintal ou na rede de balanço.
A música na cidade vem das propagandas, ou dos carros com pancadão e não sei quem eles estão xingando, eu ouço tanto barulho que me tranco em casa pra ter um pouco de privacidade.
No campo eu ando descalço sentindo a terra ou a grama nos pés, recarrego minhas energias a cada amanhecer, e a noite é tão longa pois anseio em acordar para ver o sol nascente da janela.
Na cidade eu ando calçado, de chinelo, de sapatos... não podemos arriscar nos machucar, quase sempre me estresso, quero logo voltar pro aconchego de meu lar, as noites são tão pequenas que ao despertar sempre desejo uns minutos a mais em minha cama, a primeira vista é a tela de celular e nesta tela sempre tenho uma vista do campo pois ela me tranquiliza.
No campo eu vivo.
Na cidade eu sobrevivo.
No campo eu queria viver com as facilidades da cidade.
Na cidade eu queria viver com a simplicidade e beleza do campo.
Por Mínison Domingos | Matipó-MG
21 de julho de 2021
®Todos os direitos reservados ao autor e ao Blog Cicatriz©. Nenhuma cópia está autorizada sem consentimento de ambas as partes.
Foto: Imagem de Stock Snap via Pixabay.