18 Jan
18Jan


De início, coincide com o nome de alguém. Depois, vimos, de fato, que é alguém muito mais inteligente do que eu. Contudo, não é alguém como eu. Não possui os tecidos humanos como ossos, pele, órgãos e os sistemas que dão vida a um corpo mutável, biológico e mortal. Mortal. Talvez seja isso. Ela é imortal. Ou pelo menos, não vejo nada que a possa matar ou limitar o seu tempo de vida. 

A cada dia nos surpreendemos com o avanço das tecnologias e o que esses inventos são capazes de realizar. O mundo ainda consegue se lembrar de quando o celular surgiu e o que a sua chegada provocou em nós. E não foi paulatinamente as transformações. De um dia pro outro, sem exageros, aquele pequeno aparelho foi capaz de alterar nossa rotina. O que era distante demais e impossível de se alcançar, um teclado numérico e uma tela analógica tornou possível e aproximou distâncias gigantescas com um toque. 

E a cada mês a tecnologia avançava ainda mais. O celular, a televisão, o rádio, os carros... vem ganhando proporções inteligentes fazendo de nós pequenos seres que vivem diante de uma grande era digital. Até os brinquedos estão mais inteligentes, a ponto da criança não precisar mais brincar. O próprio brinquedo realiza essa tarefa por si só. Hoje a criança simplesmente paralisa assistindo os feitos de um brinquedo colorido, reluzente. Basta apertar um botão e pronto. 

Carros inteligentes, casas inteligentes, fogões inteligentes, brinquedos inteligentes, lares inteligentes estão dominando o mercado. Você já ouve falar de um automóvel que é capaz de dirigir sozinho, estacionar sozinho. Os brinquedos brincam sozinhos. A TV liga e desliga sozinha. E, com a famosa Alexa, você não precisa mais levantar do sofá pra ligar a TV, ainda deitado, antes do despertador tocar você pode, da sua cama, ordenar que o café comece a ser feito na cozinha. A Alexa fará para você. Cuidar de uma criança nunca foi tão fácil hoje em dia: a Alexa te ajuda. Ela escolhe a playlist de ninar, avisa se o bebê chorar, conversa com o bebê para ele se acalmar, avisa o horário da sua refeição. Pra que vamos nos preocupar? A Alexa se preocupa por nós, não é mesmo? 

A inteligência digital Alexa é como um robô que você compra nesses Apps de vendas no seu celular. Até as compras hoje são mais inteligentes. Instalado em sua casa a única missão dela é obedecer aos seus comandos. Pra que se levantar do sofá se a Alexa pode fazer por você? Pra que limpar a casa se a Alexa pode fazer por você? Pra que acionar o despertador se a Alexa pode fazer pra você? Pra que viver... se a Alexa... passa a viver por você? 

Vida inteligente é a dela, que passa a ser útil no dia a dia... ela faz tudo enquanto nós...limitamos o nosso conhecimento, atrofiamos o nosso saber e reduzimos o horizonte de nosso aprendizado. Aprender é custoso, trabalhoso, as vezes até dói. Mas é o saber que nos faz completos como seres humanos. O homem não é nada sem a sabedoria, pois ela é o que dá sentido à arte de viver.




Por Dione Afonso  |  PUC Minas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.