18 Oct
18Oct

Desde que Chadwick Boseman morreu, em agosto de 2020, vítima de câncer, o futuro a respeito do que iria acontecer com seus personagens nas telas do audiovisual tornaram-se pautas difíceis de se digerir. Junto ao luto, veio a saudade e as boas recordações de um artista completo e impecável em tudo o que fazia. Onde estava, reinava a leveza de uma boa companhia e de uma presença amigável, sincera e alegre. Boseman foi quem deu vida ao personagem T’Chala, Príncipe de Wakanda, uma terra desenvolvida e tecnológica no continente africano. Os wakandanos têm sob sua proteção o poder de Pantera Negra, uma força divina que é oferecida a quem é digno de receber. T’Chala assume o manto do Pantera Negra e leva para as telonas do MCU esse mais novo personagem do time dos Vingadores. 

Trouxemos, nesse rápido excerto, 5 personagens que poderá se tornar o próximo Pantera Negra no MCU. Confira: 


Qual é o futuro do Pantera Negra? 

Às vésperas da sequência do Rei de Wakanda, a obra dirigida por Ryan Coogler recebe uma difícil tarefa: a de honrar com o legado de Boseman e a de oferecer ao público e à narrativa do MCU um novo ser digno de assumir o manto do herói. Claro que especulações a respeito de quem poderá seguir com essa tradição wakandana prolifera nas Redes Sociais, tanto para quem deve quanto para quem não deve assumir o legado. À grande pergunta: quem deverá(ia) ser o novo Pantera Negra? Trazemos aqui alguns possíveis nomes que estão na fila para tal. 

Antes, é importante mencionar que o MCU adapta as HQs da Marvel. Portanto, a Casa da Ideias, antes de estar nas telonas, já possui uma história narrada em tinta e papel e, consequentemente, há narrativas que já foram desenvolvidas, inclusive de outros Panteras Negras, como, por exemplo, o ex-vilão de T’Chala, o Erik Kilmonger, interpretado pelo ator Michael B. Jordan e a irmã Shuri, interpretada pela Letitia Wright. 

De acordo com os desejos pessoais de nós, do “Cicatriz”, gostaríamos, também de opinar a respeito do futuro do Pantera Negra: 

A candidata mais nobre que poderia assumir, e com grande estilo, o manto do Rei de Wakanda, deveria ser sua mãe, a Rainha Ramonda. 


Ramonda é interpretada pela ícone do cinema Angela Bassett. Ramonda daria uma ótima Pantera Negra, visto que o legado do filho passaria, agora, para a Rainha de Wakanda. Lembremos que em What...If?, primeira temporada, Ramonda, num universo multiversal era a líder das Dora Milaje. Uma versão emocionante de uma mulher e mãe que lutava em honra à morte do filho. Para a sequência, Pantera Negra: Wakanda Pra Sempre, Ramonda lida com a viuvez recente, episódio que assistimos em Capitão América: Guerra Civil, lida com a morte do filho T’Chala, que o filme ainda terá que explicar como o fato se deu e, por que não, lidar com a possível morte da filha Shuri? Sem ninguém, sem família, e com seu reino prestes a ruir por uma grande ameaça, assumir o manto da Pantera Negra seria uma forma rica e grandiosa de manter vivo e com grande significado o legado de Boseman. 


Depois de Ramonda, a segunda candidata que brilharia nossos olhos seria Nakia. O interesse amoroso de T’Chala. 


Nakia, é personagem interpretada pela atriz Lupita Nyong’o. No primeiro longa de Coogler, Nakia tem pouco tempo de tela e sua relação com o Pantera Negra não parece sofrer grandes influências. Nakia como a próxima Pantera Negra teria um peso considerável se ela ganhasse uma relevância na sequência dentro de uma narrativa que centralize o amor sincero que manteve entre T’Chala. Esse amor pode ser uma força motriz para justificar o legado a ela imposto. 


A terceira candidata, sim, mais uma mulher, seria a líder das Dora Milaje, Okoye. Essa, talvez, seria mais difícil de justificar, mas não impossível. 


Okoye, pela impecável Danai Gurira, além de líder das guerreiras de Wakanda, era próxima a T’Chala e mulher fiel ao segredos do Rei. Guardava com fidelidade e amor a segurança de seu rei e de seu povo. Guerreira do alto escalão. Forte, mulher, de pulso firme até mesmo diante da traição da própria família, Okyoe seria uma Pantera Negra forte que não deixaria por menos o legado de Boseman. 


Na quarta posição, teríamos um homem: Kilmonger. Sim. O que antes ameaçou o posto de Pantera Negra, ameaçou a segurança de Wakanda e deixou sua ambição corromper suas boas ações. 


Kilmonger, de Michael B. Jordan, da mesma prole de pai T’Chaka, seu tio, poderia se tornar o futuro Rei de Wakanda. Primeiro, seria como forma de se redimir pelo passado com o primo T’Chala, e, segundo, por ser um da família, alguém que compartilha do mesmo sangue do Pantera Negra. Como ele retornaria na narrativa teria que ser uma decisão precisa e criativa do roteirista, mas o legado de Boseman seria honrado por um amigo, por alguém que lutou contra ele e que, agora, teria a chance de lutar por ele, afim de salvar o próprio povo. Também tivemos uma versão multiversal em What...If? de Kilmonger como Pantera Negra. 


Por fim, em quinto lugar, teríamos a irmã, Shuri. 


Shuri, é Letitia Wright. Wright, com a morte de Boseman se revelou muito abalada e emocionada dado a oportunidade de ter trabalhado com alguém tão excepcional assim. O que nos preocupa com sua personagem poder assumir o manto – e (in)felizmente é o que está mais provável de acontecer – é que Shuri não obteve tempo necessário de se desenvolver e de absorver esse momento em sua trajetória no cinema. De qualquer forma, Boseman não ficariamenos representado, contudo a personagem precisará conquistar seu público e convencer de que é a Pantera Negra ideal para o futuro do MCU. 


E aí, o que você achou de nossa lista? Teria mais alguém que você gostaria que entrasse aqui? Conte pra gente.




Por Dione Afonso  |  PUC Minas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.