Com o tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil, (nossa, que poético, não é mesmo?), mas na prática, a poesia pode ter passado bem longe... ou não; a redação da edição do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 apresentou a temática que envolve as condições estruturais de todo brasileiro ter acesso ao serviço de documentação e registro que garante a todos o direito de usufruir de oportunidades básicas como escola, saúde, segurança, moradia e nacionalidade. Contudo, ao abordar a temática sugerida, percebe-se que o número dos chamados "invisíveis sociais" ainda excede ao que acredita-se ser uma hipocrisia do serviço de atendimento por políticas públicas.
Diante de mais uma edição do ENEM, estamos diante de um tema de redação que, sem querer desviar para algo mais local e concreto, a temática da invisibilidade social tange no descumprimento da lei civil de direito de todo cidadão. Ao mesmo tempo que se torna uma situação urgente e necessária de discussão, é, também, um diálogo espinhoso, pois nos remete ao Código de Ética, o respeito à moral, o Código de Direitos Humanos e à Constituição Federal.
Outro tema importante que acaba sendo abarcado pela sugestão da prova é o tema da Educação. O Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco nomeia sete compromissos para que a Educação seja, de fato, mais voltada ao crescimento humano sociopolítico que a alienação teórica, misógina e polarizada. No Pacto, os sete compromissos são:
Portanto, mesmo não tendo a Constituição sempre presente na memória, ou não sabendo de cor o acordo dos Direitos Humanos numa roda de conversa, é preciso abranger, de um jeito, ou de outro certos conceitos da ética e da moral. Sem maquiar, sem fugir do tema e sem exagerar nos exemplos e nas metáforas, o filme da Marvel, Eternos (2021) da cineasta não-americana Chloé Zhao nos fornece algumas pistas para ilustrar a sua redação, inclusive podendo ser citadas em seu texto revelando um conhecimento mais amplo embasado nas diferentes artes da leitura e escrita.
O filme de Zhao é uma verdadeira Carta de Amor à Humanidade. Nunca se esqueça disso. É o primeiro filme de super-herois que envolve uma diversidade grandiosa, já que, para falar da humanidade, é preciso que ela esteja bem representada com presença latinoamericana (Salma Hayek), paquistanesa (Kumail Nanjiani), coreana (Don Lee), chinesa (Gemma Chan), irlandesa (Barry Keoghan), além de outra representatividade como uma atriz surda (Lauren Ridloff) e um super-heroi negro e "acima do peso (Brian Tyree Henry) que, além disso, no filme ele é gay.
Os Eternos foram criados por Jack Kirby em 1976 para as HQs da Marvel. O novo time de heróis busca, constantemente, referências diretas da mitologia e da civilização e culturas antigas que nos remontam à origem não só da humanidade, mas do conhecimento, da filosofia, da religião e da Academia do Saber. Veja 10 dicas, cada uma voltada para um personagem, que você poderia ter usado em sua redação:
Thena ▶️ Inspiração: Atena, filha de Zeus. Deusa da estratégia e da sabedoria.
Representa: o poder e a força para a guerra. Resgata a cultura grega recordando o berço da nossa civilização e o gestar do conhecimento e da Academia.
ENEM: interpretada pela atriz Angelina Jolie, americana, cineasta, ativista e sensível à luta humanitária junto a refugiados e migrantes.
Ajak ▶️ Inspiração: guerreiro presente na poesia épica de Homero, "A Ilíada".
Representa: o equilíbrio entre mente e coração. Na guerra, nem sempre a força é a arma mais poderosa.
ENEM: interpretada pela atriz mexicana, Salma Hayek. Traz representatividade latinoamericana numa produção cinematográfica hollywoodiana. Há vida e cidadania fora dos muros de Hollywood. Eles têm nome e sobrenome. Tirá-los da invisibilidade social é derrubar esses muros, sobretudo, sociais que os separam dos direitos de todo cidadão.
Gilgamesh ▶️ Inspiração: epopeia de Gilmgamés. Da antiga Mesopotâmia.
Representa: o berço da Babilônia. As raízes religiosas e o primeiro sistema institucional presente até hoje.
ENEM: interpretado por um coreano, o produtor Don Lee. Trazer um sulcoreano para interpretar um personagem com inspiração religiosa e babilônica rompe as fronteiras de pensamento e tempo. O registro civil é de direito de todos e um serviço gratuito conforme previsto por lei de 1997, independente de crença, cultura e etnia.
Druig ▶️ Inspiração: nos druídas. Liderança do povo celta e no naturalismo religioso.
Representa: o jurídico e a filosofia, pois a legião de druídas eram os olhos e o conhecimento dos povos. De origem celta, cuja civilização mantinha uma filosofia natural e grande apreço à natureza e ecologia.
ENEM: interpretado por Barry Keoghan, da Irlanda, Druig nos ajuda a pensar no Código de Ética e nos Direitos Humanos de um país. Manipular a todos com o que eu acredito ser o certo ou revelar a eles o direito à cidadania e à liberdade? E quanto aos povos originários? Indígenas? Eles são assegurados a essas condições do registro civil e à cidadania? Lembre-se que Druig se refugiou por anos na floresta amazônica...
Makkari ▶️ Inspiração: deus grego Hermes; e no deus romano Mercúrio.
Representa: as duas civilizações basilares de nossa humanidade: Grécia e Roma.
ENEM: interpretada pela primeira atriz surda no papel de super-heroína, Lauren Ridloff. Representatividade como caminho para superar os conflitos e desajustes sociais. Onde há políticas públicas favoráveis, há o exercício de uma cidadania mais inclusiva e participativa.
Phastos ▶️ Inspiração: no deus grego Hefesto. Deus do fogo e da forja.
Representa: a coragem e o espírito para o trabalho manual, sendo habilidoso com as mãos a ponto de forjar raios.
ENEM: interpretado por Brian Tyree Henry, seu personagem aborda o tema da tecnologia e o avanço da ciência tecnológica e física. Com isso, o tema da redação também ajuda na abordagem com relação à estrutura orgânica e organizacional da digitalização do sistema e da virtualidade dos documentos. O aparato tecnológico e o suporte midiático é algo que está acessível a toda a população? A realidade de um possível Registro Civil Digital é algo pensado nas políticas públicas para todos?
Sprite ▶️ Inspiração: espíritos da natureza. Algo advindo da Cultura Celta.
Representa: a feminilidade; a ecologia e o respeito com todas as coisas vivas.
ENEM: interpretada pela pequena Lia McHugh, sua personagem nos ajudaria a interpretar sobre os dilemas sociais e as condições de todo cidadão comum, por exemplo: no filme, Sprite (ou Duende), desejou abrir mão da imortalidade, de sua condição de Eterno, e quis viver entre os humanos, fazendo coisas comuns como ir à escola, ter uma família, trabalhar etc.
Kingo ▶️ Inspiração: deus babilônico Kingu, filho de Tiamat, deusa da Mãe-Terra.
Representa: o sangue que corre na terra, solo sagrado. Nossa ligação com o solo que nos sustenta e guarda. O sangue dos inocentes derramado, assassinados. O mais puro do ser humano: a vida.
ENEM: interpretadao por Kumail Nanjiani, paquistanês, humorista e roteirista. Sua origem é mais um elemento para abordar questões sociais como o drama que o Paquistão viveu há alguns meses. Tomado pelo Talibã, o país enfrenta cenas de guerra e horror. Mulheres e crianças são proibidas de estudar e os direitos civis e de cidadania lhes são negados.
Ikaris ▶️ Inspiração: na mitologia grega de Ícaro, filho de Dédalo, o inventor.
Representa: a criatividade.
ENEM: o ator escocês Richard Madden é quem o interpreta. É o personagem mais raso para se fazer uma comparação com a temática da redação desta edição do Enem. Talvez seria válido pensar, assim como o filme revelou, que Ikaris não amava o planeta e a humanidade, a ponto de sacrificar a todos em nome de poder. Quantos dos nossos são "sacrificados", não têm acesso ao serviço de saúde, sem escola, proteção, por falta de recursos básicos como a aquisição de documentos civis essenciais?
Sersi ▶️ Inspiração: da Odisséia de Homero. Circe era uma bruxa que se apaixonou por Odisseu, herói da guerra de Tróia.
Representa: a bondade e o amor pelos seres humanos. Mesmo com inclinação vingativa e cruel, Sersi usa sua magia para ajudar e salvar vidas na Terra.
ENEM: interpretada pela atriz chinesa Gemma Chan. A luta de Sersi pode ser comparada com a de tantos profissionais, servidores, educadores, políticos e colaboradores dispostos a transformar as condições de vida mais favoráveis e mais equitárias. Que os invisíveis sejam descobertos e salvos por essa luta, tendo direito às condições básicas previstas pela Constituição Federal.
LEMBRE-SE, usar certas comparações, metáforas ou um filme, série ou outro tipo de arte para ilustrar o seu texto é sempre um recurso a mais, um algo que ajuda a mostrar o seu amplo conhecimento. Isso significa que tal conhecimento não te exclui do dever de ser estar em contato com outras literaturas, leituras, estudos e reflexões. É sempre bom conhecer um pouco das leis que regem o nosso país; quais os princípios básicos da ONU; o que defende os Direitos Humanos; Constituição Federal; noções a respeito do Código de Ética e Moral...
Por Dione Afonso | PUC Minas