Hoje, dia 24 de março de 2021, com mais de um ano de pandemia, o Brasil atinge a marca dos 300 mil óbitos vítimas da covid-19. O último recorde é de mais de três mil mortos a cada 24 horas. E o país segue enfrentando desafios inimagináveis como a falta de leitos de UTIs, hospitais em colapso pela falta de medicamentos e de oxigênio e a exaustão de profissionais da saúde que estão na “linha de frente”, incansáveis na luta pela vida.
Do outro lado, o cenário também não apresenta boas notícias. Professores de todo o país enfrentam o drama de alunos sem ter acesso a aulas. O Regime Remoto que foi adotado pela maioria das faculdades encontra outra realidade na Rede Pública de ensino em todos os estados. As aulas online tornam-se realidades confortáveis numa pequena parcela da população que tem acesso à conexão de internet; ferramentas e dispositivos como computadores e celulares; conhecimento prático digital e um ambiente propício ao ensino.
Obviamente que a parcela mais carente da população não está inserida entre os números que têm o acesso garantido às aulas. Professores têm se desdobrado afim de que seus alunos não percam as oportunidades de aprender. Alguns conseguem através de plataformas digitais que já existiam e vão ministrando as aulas na medida do possível. Outros, amparados por aplicativos das secretarias de educação, vão traduzindo na linguagem digital e fazendo com que os alunos tenham maior aproveitamento do conteúdo didático.
Mesmo assim, o número de estudantes, jovens e adolescentes que não têm acesso a uma conexão de internet no nosso país só revela com mais clareza a grande diferença e desigualdade social.
Confira os depoimentos de nossos mestres da educação que deixam para nós mensagens e palavras de otimismo e de força para que não desanimamo-nos de continuar exercendo o nosso ofício de ensinar:
Primeiramente, gostaria de agradecer pela oportunidade de participar desse projeto tão bacana e relevante para os nossos dias. Parabéns pela iniciativa de abordar as notícias não só a partir de dados, mas em contato com as pessoas e realidades onde elas surgem. A informação precisa chegar de forma segura e objetiva, vocês são formadores de opinião.
Apesar de termos um acesso a internet muitas vezes escasso. Retomemos a busca por conhecemos como nossos pais. Através dos livros impressos, jornais, revistas, etc. Vamos reaprender a buscar conhecimento no mundo a nossa volta, sem perder a esperança e a habilidade de descobrimos o novo a cada dia.
ELDINE, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 11 ANOS
Queridos e queridas, estamos todos sofrendo e saturados com essa situação. Mas saibam que estou aqui sempre que precisarem, seja para tirar dúvidas ou bater um papo. Está difícil, mas vai passar. Se cuidem e cuidem dos seus.
DÉA HERINGER, MANHUMIRIM-MG, PROFESSORA HÁ16 ANOS
A vida a todo momento nos desafia. Para progredir é preciso acompanhar as mudanças do tempo. Caso contrário, ficaremos parados, obsoletos. Acreditar que sempre há uma saída para superar os obstáculos. Desistir, jamais.
ANILDO DIAS JÚNIOR, MANHUMIRIM-MG, PROFESSOR HÁ 27 ANOS
A verdadeira vitória exige luta e persistência.
OSMAR ROBERTO, MANHUMIRIM-MG, PROFESSOR HÁ 12 ANOS
Tempos difíceis, tempos de determinação, tempos de aflições, mas temos a certeza que tudo irá passar, o nosso Deus é poderoso e irá guiar a cada um na certeza de juntos passar por terríveis aflições. Iremos vencer juntos, e dias melhores estarão por vir.
MARIA DE NAZARETH S. DE ANDRADE, BOQUIM-SE, PROFESSORA HÁ 28 ANOS
Continuem se doando, se esforçando, pois esse será o nosso “novo normal”.
ELLEN CAROLINE, BOQUIM-SE, PROFESSORA HÁ 10 ANOS.
Que continuem tentando vencer os obstáculos e aceitar os desafios, pois só assim sairão vitoriosos e com um futuro a sua frente.
DORAÍSA DE SOUSA, BURITI DOS LOPES-SE, PROFESSORA HÁ 28 ANOS
Incentivando aprender e desenvolver novas formas de pensar, tornando se ativo na construção do seu próprio conhecimento.
WISLLAINE PITANGUI, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 14 ANOS
Estamos todos juntos, aprendendo a cada dia a arte da superação, não desistam um dia isto tudo será apenas uma lembrança de um momento que jamais imaginamos ser tão fortes.
DANIELA LOMASSO, LAGOA SANTA-MG, PROFESSORA.
Eu acredito que só a educação liberta, só a educação pode transformar o mundo e que sempre é tempo de lutar por essa liberdade, sempre é tempo de sair da caverna. Esperança, as coisas vão se ajeitar e tudo vai dar certo!
WELLINGTON DE SOUZA, CAPARAÓ-MG, PROFESSOR.
Não desistam! A educação sempre foi o começo e o fim para a maioria de muitos sonhos e projetos de vida, vocês são capazes de vencer e vencerão. Vivam o presente, façam o seu melhor e mantenham a mente saudável. Vocês não estão sozinhos, peçam ajuda se precisar. Mantenham a esperança de que tudo vai ficar bem e poderemos voltar a estar juntos na escola o mais breve possível. Se cuidem!!! Um forte abraço.
BIANCA PAIXÃO, ESPERA FELIZ-MG, PROFESSORA HÁ 08 ANOS
A educação pode mudar seu mundo então se esforce de forma efetiva .Busque seu conhecimento com o objetivo de romper todas as barreiras educacional e social.
RENATA RAMOS, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 18 ANOS.
Está difícil porém precisamos nos unir, e por dificuldades e seguir o lema: Ninguém solta a mão de ninguém.
JULIENE GONÇALVES, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 06 ANOS
Espero que as famílias colaborem e incentivem suas crianças a estudarem neste longo período de Pandemia em que as atividades escolares precisam acontecer exclusivamente no ambiente em que cada uma vive.
LUCIANA CRISTINA, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 12 ANOS
Estudem... pois sem o estudo a vida fica mais difícil mais dura...
JÉSSICA FONTES, ARACAJU, PROFESSORA HÁ 08 ANOS.
Jamais desista da educação. É difícil a situação que estamos atravessando, mas é possível florir a nossa vida quando sabemos que juntos somos mais.
GILVANIA DOS SANTOS, ARACAJU, PROFESSORA HÁ 28 ANOS.
Continue estudando não importa de que forma. A educação ainda é a nossa esperança
RENATA SANTANA, ARACAJU, PROFESSORA HÁ 10 ANOS.
Confiança sempre em Deus, tudo na vida tem um propósito, hoje alguns governantes têm a visão do quão precária está nossa educação e que precisa fazer algo para mudar essa desigualdade educacional.
MARIA AUXILIADORA NERY, ARACAJU, PROFESSORA HÁ 23 ANOS.
Aproveito para agradecer aos meus pequenos e suas famílias pela parceria, confiança e determinação no ano tão difícil. “Antes de mim houve muitas lendas, muitas pessoas. Mas essa é a minha [NOSSA] história” (Usain Bolt.)
ISABELA, ARACAJU, PROFESSORA HÁ 07 ANOS.
Tenhamos muita fé e esperança. Tudo isso vai passar!
DILENA FERREIRA, ARACAJU, 17 ANOS DE PROFISSÃO.
Meus anjos somos seres criativos! Vamos dar conta! Tudo é possível para quem crer ser possível!
AMANDA CAROLINA, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 15 ANOS.
Meus amores, são dias difíceis para todos, desafios constantes, mas tenha certeza que todo seu esforço valerá a pena o importante é não desistir, tia Jaque está aqui com vocês e por vocês.
JAQUELINE EMERICK, MANHUMIRIM-MG, PROFESSORA HÁ 10 ANOS
Acredite tudo isso vai passar e novos tempos virão. O estudo é o melhor caminho para o sucesso.
BALBINA LOPES, BELO HORIZONTE, PROFESSORA HÁ 13 ANOS.
Independente da forma que chegue o ensino até você, dê o seu melhor. Cuide de sua saúde física e mental, esse tempo de distanciamento irá passar, por isso, faça desse momento um aprendizado, e não desanime! Estamos juntos!
BEATRIZ PAIXÃO, ESPERA FELIZ, PROFESSORA HÁ 05 ANOS
Por Christian Maia | PUC Minas
Por Dione Afonso | PUC Minas
Foto: Imagem de Alexandra_Koch (@Alexandra_Koch) por Pixabay