21 Jan
21Jan

Os filmes que bebem da narrativa que envolve espionagem, caça ao inimigo, salvar o mundo de uma ameaça global, usar a família como chantagem e lutas coreografadas, geralmente não conseguem nos apresentar muita coisa inovadora. Até mesmo as grandes franquias como a de James Bond como o 007 que lança filmes desde 1962 com o seu inaugural 007 Contra o Satânico Doutor No ou Tom Cruise incorporando o agente Ethan Hunt em Missão Impossível desde 1996 já começam a perder a novidade. Entre um filme e outro ainda encontramos algo bom e honesto, mas também encontramos com muita história que apenas funciona como uma fotocópia de algo que já vimos por aí. Acreditamos que o gênero ainda pode encontrar seu ponto de equilíbrio, mas, seguimos à espera de quem irá encontrar esta mina de ouro. 

É exatamente dentro dos filmes de espionagem que encaixamos De Volta à Ação, protagonizado por Cameron Diaz e Jamie Foxx, que dão vida a Matt e Emily, agentes da CIA que decidem abandonar o trabalho para construírem sua família longe de tudo e de todos. Sem redes sociais, sem publicar fotos ou aparecerem na internet, Matt e Emily recomeçam do zero vivendo numa cidadezinha tranquila cuidando dos filhos Alice (McKenna Roberts) e Leo (Rylan Jackson). Porém, a vida sossegada e no anonimato acaba ficando impossível depois que um antigo amigo Chuck (Kyle Chandler) bate à sua porta. O elenco ainda conta com Andrew Scott; Glenn Close e Fola Evans-Akingbola. 


Um pouco de carisma 

De fato, o que salva a comédia de ação é o carisma que há nas atuações de Foxx e de Diaz. É possível nós percebermos que a atriz está meio enferrujada por ter passado tanto tempo longe dos holofotes hollywoodianos. Mas sua elegância e simpatia conseguem nos creditar um ponto de honestidade no trabalho. Por outro lado, o que nos tira um pouco da história é o fato de Matt e Emily serem dois adultos um pouco infantis e ingênuos. O que não se encaixa muito, levando em conta o passado dos dois. Agentes da CIA, muito bem treinados, sempre concluíram os trabalhos com sucesso e metas alcançadas. Isso não justifica a ingenuidade deselegante que eles desenvolveriam como pais de família. 

Seth Gordon, o diretor, atualmente tem um ótimo trabalho no streaming com O Agente Noturno. Uma série que também envolve um pouco de espionagem, mas que consegue subverter a ordem normal da trama. O filme de Diaz e Foxx nada nos apresenta de novo, e não consegue lidar com a trama de maneira séria e levando em conta os perigos que ela poderia nos provocar. Jackson, como o filho Leo consegue roubar a cena no último ato, a partir do momento em que ele se torna a pista mais acertada e as chances do filme nos entregar um final digno e plausível. 

No entanto, uma reviravolta deixa o filme com um final que não se encerra e uma deixa para que uma sequência venha pode, talvez, ser, ou a salvação deste, ou sua derrocada de vez. De Volta à Ação é comédia tranquila, simples, mas que entretém a família. Não há o que se pensar e nem precisamos nos esforçar para que a história funcione. O importante é sentar e se divertir.




Por Dione Afonso   |   Jornalista

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.