09 Jan
09Jan

“Lilian? Depois de todo esse tempo? ... Sempre!”  

[YATES, D., Harry Potter e as Relíquias da Morte, 2. 2011]     


Não existe figura mais emblemática, enigmática e complexa em toda a saga do que a do Severo Prince Snape. Severo foi o responsável pelo maior plot twist de todo o cinema. Aquele que aprendemos a odiar com todos os motivos plausíveis, torna-se o referencial da vitória contra o mal. 

Severo Snape teve uma infância difícil até mesmo financeira. Uma adolescência regada a bulliyng e maus tratos e uma juventude revoltada e sonhadora. Olhando assim não se difere muito da vida de muitos adolescentes e jovens de hoje em dia que têm seus sonhos desprezados por apelidos e maus tratos próprios dessa faixa etária. 

Severo surge na história carregando os traços essenciais de um vilão. Carrancudo, sério, de poucas palavras e arrogante. Era tudo o que precisávamos para classificar o vilão, o maldoso de toda a saga. Sobretudo depois de descobrir que ele foi leal seguidor de Lord Voldemort, não nos restava dúvidas de que sua lealdade com o Lord das Trevas não havia mudado. 

Mas, a história havia revelado um outro lugar para o personagem... 


O único que sabia de seu fim 

O ator Alan Rickman (1946-2016) foi responsável a dar vida ao bruxo de cabelos negros, lisos desenhando a face carrancuda e séria. Em entrevistas o ator confirmou que ele era o único do elenco que sabia qual era o fim de seu personagem. Rickman confessou que Rowling o havia chamado em particular e contado a ele como seria a trajetória de Snape até o fim. Ou seja, desde o primeiro filme, Rickman já sabia de tudo. 

Isso nos mostra mais uma vez como que era significativo e essencial o papel de Severo Snape na saga Harry Potter. 

Filho de Tobias Snape e Eileen Prince, Severo Snape nasceu em 09 de janeiro de 1960. Mestiço de pai trouxa e mãe bruxa, Snape teve uma infância convivendo em mediações trouxas, próximo à casa onde a família Evans (raiz materna de Harry Potter) vivia, em Londres. Snape teve um currículo grandioso, desde Mestre em Poções até Diretor de Hogwarts. Em 01 de setembro de 1971 Severo foi destinado pelo Chapéu Seletor para a Sonserina. Snape tornou mais um daqueles que alimentou em seu coração o desejo de grandiosidade, poder e supremacia. Não demorou muito para que o jovem bruxo sentisse deslumbre pelas ideias do Lord das Trevas e, Snape torna-se um Comensal. Não foi qualquer Comensal da Morte, Snape tornou-se o membro de maior confiança do Lord Voldemort. 

Essa aliança fez de Snape forte e capaz de nunca mais sofrer os maus tratos que o entristecia durante a juventude. Afinal, ele tornou-se alguém importante. Alguém digno de se aliar. 


Um bruxo do mal que era capaz de amar 

Enquanto bruxo das trevas, Comensal da Morte, Severo tinha uma falha, uma fraqueza. Não era comum e nem normal o fato de um comensal conseguir executar o feitiço do Patrono. Um Patrono necessita especificamente de uma lembrança feliz. Ou seja, é um feitiço carregado de bondade, sua energia é puro amor e bondade. Um Comensal da Morte não era capaz de tamanho feitiço, amor era tudo o que Lord Voldemort desprezava, até mesmo desconhecia. Mas Severo, não. 

Severo Snape amou, e amou até o fim. O motivo de seu Patrono existir era e sempre foi Lilian, sua única paixão. Severo amou Lílian até as últimas consequências. Severo se sujeitou a tornar-se aliado de Dumbledore como agente duplo afim de salvar Lílian da maldade de seu senhor. Severo se arriscou para proteger a mulher que ele amava. 

Em nome do amor, o coração de Severo era habitado por bondade e alteridade. Sim! Severo viveu para proteger os outros, proteger até mesmo quem ele mais odiava e evitava, o filho de Lílian: Harry Potter. Em nome do amor, a lealdade de Severo havia mudado. Ele não servia mais a Lord Voldemort, mas, tornou-se membro confiável da Ordem da Fênix, um grupo de bruxos reunidos por Dumbledore afim de destruir Voldemort e seus seguidores. 

Em 02 de maio de 1998, Severo Snape foi assassinado por Lord Voldemort durante a Segunda Guerra Bruxa nos terrenos de Hogwarts. Com sua morte, todo o seu segredo foi revelado na penseira para Harry, e, assim, ele descobriu que Severo o protegeu durante toda a vida. Tudo aconteceu pela intervenção de Severo. Em nome do amor, sacrificou a própria vida. 


Feliz aniversário Severo Snape

O Blog Cicatriz tem em Severo Snape uma das mais fortes inspirações para o trabalho que realiza. Severo é um ícone, um símbolo de alteridade para nós. Nem anti-herói e nem um não-vilão. Um herói é munido de virtudes morais e éticos e nunca se alia ao mal para promover o bem ou salvar alguém. Severo rompeu essas barreiras. E nem um não-vilão, pois o vilão só respira vingança, ódio, desprezo. Severo amou e, amou até o fim. 

Herói ou vilão, Severo foi um dos maiores bruxos que já conheci durante toda a saga literária. Talvez seu poder e estima seja “substituído” com a emergência de Animais Fantásticos, mas, por enquanto, não houve no mundo um bruxo que questionasse o poder e a coragem de Severo Snape. E, por isso o parabenizamos neste dia. 

No próximo dia 14 de janeiro, também fazemos memória a seu ator, Alan Rickam que nos deixou em 2016. Ergam suas varinhas neste dia e privem-se de praticar magia! 


“Expecto Patronum” e uma corça surgiu da varinha de Snape rodeando a sala do Diretor. 

(Harry Potter e as Relíquias da Morte, 2. Warner Bros., 2011)     



Por Dione Afonso Jornalismo PUC-Minas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.