30 Oct
30Oct

“Como chegar à Plataforma? Não se preocupe. Basta caminhar diretamente para a barreira entre as plataformas nove e dez. Não pare e não tenha medo de bater nela, isto é muito importante. Melhor fazer isso meio correndo se estiver nervoso. Vá, vá ante de Rony” 

[ROWLING, Harry Potter e a Pedra Filosofal, 2000, p. 66]

 

 

Já pararam para pensar que a nossa matriarca favorita de toda a saga potteriana é quem foi a responsável em inserir o menino Harry a todo o universo mágico de Hogwarts? Fica claro para nós que a inserção na passagem secreta bruxa na Estação de King’Cross se deu por conta do carinho e sensibilidade que só uma bruxa com o coração amável de Molly seria capaz de exercer sobre Harry. Ela o acalma, o tranquiliza e a partir desse primeiro contato com o bruxinho, ela já estabelece uma relação familiar que perdura a saga inteira.

A primeira aparição de Molly Weasley é assim: uma bruxa humilde, simples, sempre sorridente, amável e sempre preocupada com os pequenos ruivinhos. Molly hoje celebra o seu natalício e o cicatriz.blog não poderia, jamais, deixar essa data passar em branco. Uma homenagem à altura dessa bruxa, mulher, mãe, poderosa e forte é necessário. Nas adaptações cinematográficas da saga, Molly Weasley foi interpretada pela atriz britânica Julie Walters.


“Nunca mais você vai tocar em nenhum filho meu”

Molly descende da família Prewett nascida em 1949. Diz a história que ela é a mais velha dos filhos. Casou-se com Arthur Weasley resultado desses namoricos adolescentes em tempos de escola. Molly e Arthur tiveram sete filhos. Seguindo do mais velho para o mais novo, eles são: Gui (casou-se com Fleur Delacor, aluna da Beauxbatons, bruxa veela); Carlinhos (o domador de dragões); Percy (alguém ambicioso); os gêmeos (Fred e George, criadores da Geminialidades Weasley no Beco Diagonal); Rony (melhor amigo de Harry Potter) e Gina (a única filha que mais tarde casa-se com Harry Potter).

A família Weasley é aquele tipo de família bruxa que não vive no mesmo luxo e requinte que a família Black ou a família Malfoy, por exemplo. Os Weasleys conquistam nosso coração por serem simples, pobres, humildes e muito, mas muito felizes. Quando Harry Potter conhece a casa dos Weasleys, carinhosamente chamada de A Toca, ele se encanta como que aquele lar exala alegria e sorrisos.

Os Weasleys defendem o princípio de que bruxos e trouxas deverão viver em harmonia. Deverão viver em paz e entre os mundos. Eles não são do partido daqueles que defendem a “purificação” da raça-pura de bruxos. Aliás, essa história de sangue-ruim e sangue puro não é uma filosofia totalmente correta. Isso não existe. O próprio Lord das Trevas era um mestiço, seu pai era um trouxa. Leis como essa não revelam outra coisa a não ser a supremacia de poder.


Molly Weasley é o exemplo de bruxa para o nosso tempo

A nossa matriarca não mede esforços para defender aqueles que estão ao seu redor. E isso se estende para além dos laços de sangue e de seus filhos. O amor que Molly derrama sobre Harry e mais tarde sobre a nora Delacour é algo que magia nenhuma explica. Molly coloca o seu coração na frente. Não é a toa que sua ira quando Bellatrix Lestrange ataca a Gina atinge o seu coração de mãe e faz ir em defesa da filha.

Seu feitiço, sua magia é feita de puro amor e puro coração. Ninguém pode vencer magia como essa. A própria Lestrange sentiu o que isso simboliza. A dor dessa mulher quando se depara com a morte de Fred. A própria autora revela no portal oficial wizardingworld.com que com a morte do irmão, George nunca mais conseguiu executar o feitiço do Patrono. A sua única lembrança feliz não existia mais.

Molly Weasley é a força matriarcal que nosso mundo precisa. Tanto na política, na economia, nas relações sociais e humanitárias. Molly é mulher, é forte, é poderosa e é capaz de colocar o amor na frente de tudo e de qualquer coisa ou pessoa. A alteridade dos Weasleys têm sua fonte nessa mãe espetacular e especial. Molly é família, é gentil, é amável.


Feliz aniversário Molly Weasley

O Blog Cicatriz se espelha em sua humanidade para que possamos ser humanos melhores hoje. Você nos ensina o que é amar de verdade. Você nos ensina o que é amar quem não conhecemos, amar quem não vai nos retribuir, amar sem procurar saber que benefícios teremos. A simplesmente cuidar e ajudar quem está perto de nós, independente se precisa de nossa ajuda ou não.

Molly Weasley estar perto de você, escrever sobre você é um conforto para a alma. É como escrever sobre alguém que amamos e que sempre queremos por perto. É estar do lado de uma mãe. Que aprendamos a magia que brota do coração e que encontra forças naquilo que o nosso coração cuida e protege. Essa era a magia mais poderosa que a matriarca dos Weasleys pode nos ensinar. Somos gratos pela sua existência, Molly Weasley, feliz aniversário!



“Minha filha não, sua vadia”

(Harry Potter e as Relíquias da Morte, 2. Warner Bros., 2011)


 

 

Por Dione Afonso

Jornalismo PUC-Minas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.