“Você tem os olhos de sua mãe”.
[SNAPE, Severo, Harry Potter e as Relíquias da Morte]
Mãe de Harry Potter, Lilian era uma bruxa espetacular. O pouco que temos conhecimento dela e de seus dons para a magia já percebe-se que ela era muito talentosa. Amizade, lealdade e amor são palavras que a descreve fazendo jus ao seu caráter e seu estilo de vida. Vemos boas cenas que descrevem Lilian como uma grande amiga e uma jovem apaixonada pela magia.
Tanto nos livros, como nas adaptações para o cinema, Lily aparece sempre com um olhar amoroso e gentil, seja nas memórias do filho, seja nas memórias do homem que sempre a amou e guardou esse amor consigo: Snape. Lilian nos transmite paz, tranquilidade e gentileza. Nunca apareceu para nós como uma mulher brava ou arrogante, ou com qualquer outra atitude desconfiada.
Sua magia mais poderosa é concentrada num único dado: o dom do amor e a capacidade de amar a todos em qualquer situação. O amor de Lilian era tão puro e verdadeiro que ele nunca conseguiu conviver com a maldade e nem com as escolhas distorcidas da vida. Lilian fez de seu dom uma capacidade incrível que seria capaz até mesmo de perdoar, se tivesse tido a chance antes de Lord Voldemort ter cruzado seu caminho e posto fim à sua vida.
Lilian, a grifinoriana
Lilian Evans era irmã de Petúnia Evans Dursley. Nasceu em 30 de janeiro de 1960 e desde pequena já percebia que havia algo diferente em si. Ao conhecer o adolescente Severo Snape, Lilian descobre que era uma bruxa e que tinha talentos para a magia. “Você é especial”, disse ele para a sua primeira amiga, na verdade, parece ter sido a primeira e única pessoa com quem Severo teve a vontade de se aproximar e construir um vínculo de amizade e de amor.
Esse relacionamento se estendeu até a chegada de ambos a Hogwarts. Severo transmitiu a Lilian tudo o que sabia sobre magia e sobre Hogwarts. No entanto, as coisas começaram a desandar quando na escola, ele se tornou um membro da Sonserina, e ela, da Grifinória. A amizade dos dois foi posta à prova. Severo se debandou para o caminho das Artes das Trevas e Lilian se afastou dele. Ela era boa demais para compactuar com algo tão cruel como o que Severo estava fazendo.
Por isso que colocamos, “Lilian, a grifinoriana”. Claro, porque, acreditamos que não houve nenhuma outra bruxa da Grifinória que entendeu tão bem o que isso significa. Coragem, lealdade, amizade, amor, são qualidades que o Chapéu Seletor deve enxergar em quem tem dons para entrar para os herdeiros de Godric Griffyndor. E, claro, Lilian tinha isso muito bem claro em sua mente e em seu coração. Ela nunca aceitou nenhum tipo de maldade com ninguém, por menor que isso fosse.
A Ordem da Fênix e o casamento
Lilian, após ter rompido com Severo continuou seu caminho. Em 1978 ela se forma em Hogwarts, casa-se com Tiago Potter, no qual Sirius Black foi padrinho do casal. Tiago tinha uma boa vida por conta da grande fortuna dos Potter’s, por conta disso, o casal tornou-se membro integral da Ordem da Fênix. Eles ainda foram tentados por Voldemort a se juntar a ele tornando-se Comensais da Morte, mas, recusaram-se. Claro que iriam recusar. Depois, eles lutaram na Primeira Guerra Bruxa contra o Lorde das Trevas.
No outono de 1979, Lilian engravidou de Harry Potter. Essa gestação foi causa de previsão de uma profecia anunciada por Sibila Trelawney afirmando que “Aquele que será a causa da derrota do Lorde das Trevas se aproxima”. Tal profecia foi ouvida também por Severo e por Dumbledore. Severo, na época, como um Comensal da Morte e seguidor fiel de Voldemort, contou a ele sobre a profecia. Voldemort acreditou que a profecia se referia ao menino que Lilian esperava.
E foi aí que tudo aconteceu e essa história teve um trágico fim. Voldemort decidiu matar o pequeno Harry Potter. Seus pais lutaram até o fim para defender a vida do único filho e, a mais poderosa magia aí foi realizada. A magia do amor. Lilian se opôs entre Voldemort e Harry, sua proteção fez uma Maldição da Morte ricochetear e voltar contra aquele que a lançou. Lorde Voldemort desapareceu neste momento, a proteção de Lilian a matou, e Harry tornou-se o primeiro bruxo que sobreviveu a uma maldição da morte. Harry Tiago Potter nasceu em 31 de julho de 1980 e Lord Voldemort invadiu a casa de seus pais em 31 de outubro de 1981, quando os assassinou.
Feliz aniversário Lilian Potter Lily, você é incrível, é especial, é amorosa, é gentil, poderosa e, nem por isso, vangloriou-se por tamanho poder. O Blog Cicatriz se enaltece por sua grandiosidade e lealdade. Ensina-nos a usar o amor como você o usou. Ensina-nos a amar de verdade e sem intenções passageiras. Que nossa maior magia seja o amor e que este nos proteja a cada dia.
Este 31 de outubro de 1981para sempre será lembrado. Sabemos que Severo, por seu amor a Lilian, pediu a Voldemort que ele poupasse a vida dela. Voldemort, honrando o pedido de Snape, ofereceu a Lilian uma chance de se afastar. Ela firmemente se recusou para proteger seu filho, e Voldemort a assassinou. A morte de Lilian era um puro sacrifício por amor (ela pretendia morrer, e não estava querendo se salvar), Harry foi marcado com a proteção de seu amor.
Feliz aniversário Lilian e que a proteção do amor continue nos defendendo de todo o mal que tenta nos atacar ainda hoje.
“Escapou? Me chamar de sangue-ruim? É tarde demais. Há anos dou desculpas para o que você faz. Nenhum dos meus amigos consegue entender sequer por que falo com você. Você e seus preciosos amiguinhos Comensais da Morte: está vendo, você nem nega! Nem nega que é isso que vocês pretendem ser! Você mal pode esperar para se reunir a Você-Sabe-Quem, não é?”
(Na Penseira, Lilian rompe a sua amizade com Severo)
Por Dione Afonso
Jornalismo PUC-Minas