30 May
30May

“Das bruxas da sua idade, você é a mais inteligente que eu já conheci. Não há um feitiço que exista e que você não saiba executar Hermione”. 

[RÚBEO HAGRID, Harry Potter e a Câmara Secreta]

 

 

Nascida a 19 de setembro de 1979, Hermione Jean Granger é filha de pais trouxas. Seu contato com o Mundo Mágico se dá de forma inocente, mas de maneira muito inteligente. Rapidamente Granger torna-se um ícone feminino para toda a Comunidade Bruxa. Hermione Granger nunca subestimou um desafio sequer. Nascida trouxa, seus pais eram dentistas, moravam em Londres e também eram muito inteligentes. Daí sabemos de onde nossa bruxa predileta herdou seus talentos para os estudos.

Ao descobrir que era uma bruxa, a 01 de setembro de 1991 Hermione para para a Plataforma 9 ¾ e, a bordo do Expresso de Hogawrts, aos 11 anos torna-se aluna da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na cerimônia do Grande Salão Principal, Hermione é destinada, pelo Chapéu Seletor à Casa de Godric Gryffindor, tornande-se uma aluna da Grifinória.

No livro é descrito que a seleção de Hermione foi custosa. Pouco alunos intrigam a seleção do Chapéu Seletor, e Hermione ficou entre Grifinória e Corvinal. No final, acabou indo para a  Casa das flâmulas vermelho-sangue e amarelo.


O legado de Hermione Granger

Completando hoje 41 anos, nossa bruxinha grifinoriana tinha um ar revolucionário. No terceiro livro enfrentou um Malfoy ao socar a cara de Draco, o “filhinho do papai”. O que poucos dão valor, mas é de muita relevância, é quando a gente se depara com a luta que Hermione trava a favor dos Elfos Domésticos. Hermione não aceitava o fato de uma criatura mágica ser tratada como “escrava” – na visão dela – e, ainda não ter uma recompensa salarial.

Essa empreitada não recebeu muitos adeptos, na verdade, ninguém conseguia acompanhar a mentalidade “Granger de ser”. Hermione era uma Bruxa além do seu tempo. Uma menina-mulher com visão de futuro. Revolucionária. O “sempre foi assim” não cabia em seus pensamentos. E, “toda criatura, mágica ou não, merece ser tratada em igualdade e com o mesmo respeito”.

Talvez um dos grandes legados de Hermione Granger seja essa sensibilidade pela justiça igualitária. Trata-se de um amor grandioso pelos seus.


Ministra da Magia

Quando a autora J. K. Rowling nos revelou que no futuro Hermione torna-se Ministra da Magia isso provocou uma grande alegria nos fãs. Uma mulher torna-se Ministra da Magia, um dos cargos mais importantes da história do Mundo Bruxo. No contexto atual isso era uma quebra de paradigma muito relevante para a sociedade. Há pouco tempo uma mulher também assumia a Direção de Hogwarts. Após a morte de Severo Snape, Minerva McGonnagal se tornara Diretora da Escola.

É relevante ressaltar que o Ministério da Magia já havia tido a direção de uma mulher antes. Artemísia Lufkin foi a primeira mulher a se tornar Ministra da Magia. Lufkin era da Lufa-Lufa e seu mandato no Ministério durou entre 1798 a 1811. Em sua gestão Artemísia fundou o Departamento de Cooperação Internacional em Magia.

Após a Segunda Guerra Bruxa, Hermione retorna a Hogwarts e conclui seus estudos. Ela é uma das poucas alunas que decidem concluir os estudos. Antes de se tornar Ministra da Magia, Hermione trabalha no Departamento de Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas, é a oportunidade que ela tem de promulgar o F.A.L.E. a favor dos Elfos Domésticos.

Quando Ministra da Magia, Hermione inova em sua gestão e política Bruxa. Hermione também registra passagem no Departamento de Execução das Leis da Magia e junto do Ministro da Magia Quim Shacklebolt contribuiu na erradicação de todas as antigas leis em favor dos puro-sangue. Vemos aqui o seu legado ganhando ainda mais força. Se “todos são iguais”, essa separação entre “puro-sangue” e “sangue-ruim” deve acabar. Isso é preconceito! É discriminação de raça! Sem contar que trata-se de uma soberania descabível e fora de contexto. Uma vez que puro-sangue não existe.


“Há coisas mais importante que livros e a inteligência...”

Hermione na saga Harry Potter entre 2000 e 2011 foi interpretada pela jovem Emma Watson nas adaptações cinematográficas. Vemos seu crescimento nas telonas dando relevância à sua personalidade firme e sempre muito forte diante de situações conflituosas. Watson também precisa revelar uma Hermione mais frágil e humana quando necessário. Uma menina jovem que também sofre e tem sentimentos.

Isso é importante pôr em nota, pois é possível perceber uma certa crise de personalidade principalmente no momento em que Ronald Weasley se relaciona com Lilá Brow. Hermione entrega nas telas o seu lado sentimental. E, a partir de então, começamos a ver a mulher que está para mostrar pra todo o mundo.

Grande amiga do “trio de ouro”, Hermione, Harry e Ronald protagonizam uma história incrível e cheia de lições para nossa vida e também conselhos para as relações sociais e familiares.

Atualmente numa peça de teatro, não escrita por J. K. Rowling, mas tendo todas as referências do Mundo Bruxo tal qual conhecemos, Hermione é interpretada pela grande Noma Dumezweni. Hermione é uma mulher negra Ministra. A peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada tem como premissa o filho de Harry e Gina, Alvo Potter, que, ao ter contato com um vira-tempo, bagunça toda a linha temporal. Numa dessas alterações com o tempo, Hermione é professora de Defesa Contra as Artes das Trevas e não se casa com Ronald Weasley. 


Feliz aniversário Hermione Jean Granger

Celebramos a festa em comemoração aos 41 anos da Bruxa mais inteligente de todos os tempos. Casada com Ronald Weasley, torna-se uma peça fundamental não só na Comunidade Bruxa, mas, também de harmonia, respeito e sororidade com a comunidade trouxa. Hermione é a personificação de uma “mulher sonhadora e cheia de talentos que pode e deve sempre acreditar no próprio potencial”.

Atualmente nosso mundo está sendo atacado por diversos atos ofensivos e discriminatórios de temas que há muito já deveríamos ter sido superados. É revoltante o fato de que leis precisem ser criadas simplesmente para que passemos a respeitar uns aos outros. O respeito já deveria ser incluso na construção da própria identidade. Ele vem de dentro e não de fora como uma lei.

O número do feminicídio e do estupro, bem como da violência doméstica e contra a mulher está em alta e crescendo a cada dia. O Brasil assume um ranking assustador e vergonhoso. O número de mulheres assassinadas no Brasil de 2019 para 2020 aumentou 2%. O feminicídio aumenta 22%. Chama a atenção também o percentual de mulheres negras vítimas de homicídio – 73% – e de feminicídio – 60%. Pesquisas do mundo inteiro mostram que quanto maior é a desigualdade, maior é a violência.

Altruísmo, representatividade e igualdade, força e coragem. Hermione é uma grande defensora dos direitos iguais para sua comunidade. Nunca tolerou o preconceito e para uma justiça de reconstrução ela não se cansou para que esses valores morais, éticos, políticos e sociais tornassem elementos fundamentos para a boa ordem social e para toda a comunidade. Que sigamos seu exemplo!



“Da próxima vez crie coragem e me convide para o baile antes que outra pessoa convide e não como última opção!”

(Harry Potter e o Cálice de Fogo, 2005)


 

 

Por Dione Afonso

Jornalismo PUC-Minas

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.